Nós queremos sempre melhorar a compreensão do que faz um visitante converter e o que está fazendo cair esse número não é mesmo?. Mas é praticamente impossível obter esse entendimento sem dados, pesquisas e testes.
Aprenda com uma técnica utilizada pelos principais nomes do marketing, respondendo essa pergunta:
Você está testando regularmente suas estratégias de marketing?
Isso mesmo, teste A/B. O famoso teste a/b que todo GURU, e profissional de marketing comenta.
Em algum momento você já ouviu falar ou ouve falar regularmente do Google Optimize. Se você ainda está começando a criar teste a/b de conteúdo, o Google Optimize permite iniciar facilmente testes contínuos para determinar o melhor conteúdo para seu público sem precisar de programador.
Para aqueles que ainda nem conhecem nada, vamos nivelar o conhecimento agora.
O que você encontra
O que é o Google Optimize?
O Google Optimize é uma ferramenta do Google que permite criar páginas diferentes com modificações e acompanhar o desempenho delas comparadas a original. O optimize monitora os resultados da sua experiência e informa qual versão está obtendo os melhores resultados.
Por exemplo, você quer descobrir se uma imagem de um cachorro converte mais que uma imagem de uma pessoa. Pelo google optimize você pode criar uma página modifica (chamada de variante) que você troca a foto original que tem a pessoa pela foto do cachorro sem precisar programar. Você também pode alterar textos, acrescentar itens na sua variante e também por dispositivo que o usuário acessa o conteúdo.
Por que criar um teste a/b?
Se sua página ou site converte 100% das vezes ? Se a resposta é sim, então você não precisa, mas se não tem esse resultado segue ai no texto.
O mentalidade é pensar que sempre há espaço para melhorias.
Mesmo tendo uma estratégia de conteúdo bem definida, você nunca terá as mesmas respostas que tem com um teste.
O Google Optimize permite dividir o tráfego de entrada em uma página específica em variações de página. Esse processo parece muito com o teste A / B tradicional, mas expande significativamente a ideia.
Teste A / B vs. Teste Multivariado
No teste A / B padrão, há apenas uma variante. Você escolhe um elemento específico diferente, como diferentes linhas de assunto para um email. Os resultados que você recebe nesse tipo de experimento informam apenas sobre essa variável (cuja linha de assunto teve um desempenho melhor). Se você não tem um vencedor claro entre as duas versões, é difícil saber se essa variante importava. Além disso, sem um alto volume de assuntos de teste, os resultados podem ter pouco ou nenhum impacto em variações futuras.
O teste multivariado permite que você tenha várias variáveis. É uma extensão do teste A / B padrão, mas oferece a oportunidade de testar várias hipóteses.
O teste multivariado tem muitas vantagens sobre o teste A / B. Você pode usar duas versões muito diferentes de uma página, permitindo determinar o que ressoa com os compradores e o que não. Você não apenas pode aprender com a página com melhor desempenho, mas também com a que teve um desempenho ruim, para descobrir por que isso não teve significado. Você pode usar isso para informar sua próxima iteração.
Por que usar o Google Optimize para testar o conteúdo
Existem muitas ferramentas disponíveis que permitem realizar testes A / B. Então, por que o Google Optimize é uma boa escolha? O Google Optimize sincroniza com seus dados do Google Analytics, para que você possa avaliar os resultados e testar mais opções com as dimensões Otimizar no Google Analytics. Ele também está vinculado ao Google Ads, para que você possa realmente segmentar usuários específicos provenientes de campanhas, grupos de anúncios ou palavras-chave específicos.
Finalmente, a versão padrão é gratuita. Existe uma versão paga chamada Optimize 360, que é melhor para testes corporativos e de alto volume. A maioria das empresas se sairá bem com a versão gratuita.
Como executar testes no Google Optimize
O processo de configuração de um teste no Google Optimize é direto. Qualquer pessoa que já esteja familiarizada com os aplicativos do Google achará fácil.
Primeiro, você escolhe o tipo de teste que deseja executar – A / B ou multivariado. Em seguida, você precisará adicionar um trecho de código à página que está testando. Ao criar uma experiência, você o nomeará. Na página de teste, você encontrará um guia que o guiará por cada etapa, explicando cada uma.
A seguir, você iniciará o Optimize Editor para determinar as variantes da sua segunda versão. Antes desta etapa, você já deveria ter mapeado possíveis variantes, que podem incluir coisas como:
- Imagens estáticas vs. vídeo
- Variáveis UX, como estilos de botões ou navegação
- Variações de conteúdo, especificamente títulos, mensagens principais e apelos à ação
O Optimize Optimize é muito intuitivo, desde que você tenha o snippet de código instalado corretamente. Você tem a opção de fazer alterações na página. Você pode editar texto e HTML, bem como inserir novo HTML. A melhor parte é que você não precisa ser um desenvolvedor ou designer de site para usar esta ferramenta.
Em seguida, você visualizará suas alterações para garantir que tudo esteja como deveria e fará uma rápida revisão do controle de qualidade. Em seguida, clique em salvar e avance para a próxima etapa, que exige a configuração de um objetivo no Google Analytics. Este é um passo crucial, porque é o que decidirá o vencedor do experimento.
Existem várias metas predefinidas do Google Analytics, como formulário de envio de leads ou receita, se você estiver testando uma página de comércio eletrônico. Você também tem a opção de criar uma opção personalizada com base em um evento.
Chegou a hora de iniciar seu teste, o que você pode fazer automaticamente ou agendando. Após o lançamento, você precisará verificar se os dados estão sendo transmitidos para a plataforma. Você pode fazer isso com a guia Otimizar relatórios ou através da visualização do Google Analytics que você criou. A maioria dos profissionais de marketing prefere ver a visualização do Google Analytics porque é mais fácil de entender e o relatório Otimizar tem um atraso de tempo.
Quando você deve terminar o teste?
Se o Optimize encontrou um vencedor claro por um período de tempo (pelo menos três semanas), é hora de analisar. No entanto, isso nem sempre acontece. Quando o Optimize encontra um vencedor, eles o definem como uma “probabilidade de superar a linha de base”, o que significa que a variante vencedora tem uma probabilidade percentual de superar a outra versão.
Quando você termina o teste, pode documentar o teste e seus resultados em um resumo que pode ser analisado cuidadosamente com as partes interessadas para informar quais alterações permanentes você deve fazer nessa página. Lembre-se, se você tiver escolhido várias variações, precisará considerar o peso de cada uma delas no desempenho.
Pronto para fazer o teste! Experimente o Google Optimize hoje e descubra que conteúdo seus compradores-alvo adoram.
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