Como ser consistente e ser menos perfeccionista

O que você realmente precisa para ter sucesso é ser consistente e isso você já sabe, a consistência junto com a constância te fazem realizar tudo que você precisa para ter sucesso nos seus objetivos. O perfeccionismo aqui, pode ser um dos grandes inimigos do seu sucesso como empreendedor, pois isso alimenta um sentimento que você nunca alcançará.

Muitas pessoas acabam cometendo um grande erro, quando começa um novo negócio, uma nova dieta, uma nova rotina em um momento de motivação. Esse erro está atrelado ao forte desejo de conseguir de primeira, de ter sucesso e acaba travando uma das mais difíceis e, às vezes, traumatizante luta da vida.

Sabe por quê?

Simplesmente porque você imagina que tudo será perfeito.

Você começa a desenvolver o plano perfeito, a ideia certeira e começa a se mexer, cria algo nos primeiros dias, desenvolve e evolui o que você imagina ser rápido e aos poucos simplesmente você começa a adiar, começa a querer se organizar melhor, quer começar na segunda feira, quer lançar com tudo pronto. Com isso, você começa a adiar cada vez mais o verdadeiro resultado, começa a se desmotivar achando que não está mais avançando, começa a se culpar por não fazer ou quebrar alguma promessa com você mesmo.

Já ouviu falar da frase : “Feito é melhor do que perfeito?”, pois então, agora você vai entender o que fazer para ter consistência, como você vai escapar do perfeccionismo e melhorar seus hábitos e controles emocionais.

Como escapar do perfeccionismo?

Depois de ler sobre o assunto, praticar durante os meses de reclusão da pandemia, gostaria de compartilhar aqui algumas idéias para ajudá-lo a escapar do perfeccionismo e se tornar mais consistente em realizar apenas o importante.

Tenha claro que a consistência é a essência do sucesso

Para conseguir ter bons resultados é importante ser consistente o máximo possível, pois a consistência é fator decisivo para o sucesso, para progredir e melhorar a nível diário. 

Ser consistente significa que você repetirá o que está fazendo, e durante novas repetições você vai melhorando e aprendendo a melhorar. E mesmo falhando, e você vai falhar, você continuará. Em contra partida, a incansável e ilusória perfeição adiará sua capacidade de evoluir e melhorar.

Uma jornada empreendedora, por exemplo, não é fácil, o caminho tem diversos problemas fracassos e muitos leões rodeando todos os dias. Entenda que o esforço para se manter consistente vai ser seu maior diferencial competitivo.

Consistente não é perfeito

Não confunda consistência com perfeição, o pensamento de algo perfeito gera ansiedade (ao menos aconteceu comigo) e gera o sentimento de não está pronto. O que está a margem entre os dois estados é o fazer coisas, pois perfeccionismo não é algo que vai exigir ação sua.

Ser consistente te prepara melhor, te faz caminhar sempre no progresso e em busca dos seus objetivos. São as ações aqui que ditam as regras, e ser consistente permite você a aprender melhor com erros e falhas e melhorar continuamente.

Atenção, saiba também que tentar ser perfeito não ajudará você a alcançar os objetivos. Pois ao planejar e executar ações você encontrará sempre diversas opções diferentes para escolher, diversos caminhos que nenhum deles nunca será perfeito.

Fazer as coisas constantemente não garante seu atingimento de meta, mas aproxima tanto quanto possível.

O fracasso é importante para o sucesso

Não conheço alguém que tenha acertado de primeira um empreendimento de sucesso, ou tenha emagrecido, vencido todas as batalhas em uma guerra. A verdade que está por trás de grandes objetivos existem muitos fracassos.

Falhar rápido, te traz conhecimento e auxiliam na sua tomada de decisões. Te mostra mais caminhos e possibilidades. 

O que fazer para ser consistente?

Antes de mais nada, mantenha-se conectado com o que você está fazendo a longo prazo. Pois isso proporciona uma visão clara e convincente do seu objetivo. Saber “Por quê?” é fundamental. Com isso bem claro, servirá de inspiração quando você estiver em dias ruins ou que sente que não está conectado com seu propósito, além de mostrar pra você seu compromisso.

Como conselho seguinte, eu diria para você, saiba fazer escolhas, e aqui o melhor caminho sempre será fazer apenas uma coisa só por vez. A razão é que nós humanos, temos uma capacidade limitada quando se trata de força de vontade, não vamos conseguir dar o mesmo tempo para duas tarefas simultâneas. Escolha sua batalha: Ex: Vou fazer minha primeira venda, vou gerar meu primeiro lead, vou parar de fumar, vou parar de beber etc…

“Não priorize sua programação, programe sua prioridades”. 

Steven Covey

A frase do autor do best-seller administrativo Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes sugere que quando você está fazendo algo consistente em sua vida, você está tentando adaptar toda a sua vida em torno do seu objetivo ao invés de encaixá-lo.

Por fim, para desenvolver consistência, é muito importante ignorar a voz da sua cabeça que diz “Faz amanhã” ou “Deixa pra depois”. Sempre que você quiser ser consistente em algo que vale a pena como meditar ou emagrecer, você sempre vai ouvir o seu Eu Sabotador. Somente o tempo e a consistência vai diminuir esse sentimento e será como um músculo ou aprender a tocar violão. Não pense em perder um dia sequer, continue, mesmo que com menos intensidade e sem empolgação e inspiração, apenas faça,o sucesso não é ocasional, ele aparece quando você é consistente.

Abraço.

Agora, deixe seu comentário, seria fantástico saber sua opinião. Compartilhe com quem merece ver isso.

Por @eliveltonpontes_

Me mande uma mensagem no instagram: @eliveltonpontes_ Sou do time Growth e Marketing da HeroSpark, gestor da informação por formação. Sempre buscando absorver para evoluir. Palestrante, Professor e mentor de temas relacionados ao Growth Hacking e Marketing Digital.

View all of @eliveltonpontes_'s posts.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *