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SEO do Tiktok

@eliveltonpontes_
Escrito por @eliveltonpontes_ em 18/03/2023
SEO do Tiktok
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Já se perguntou o que determina quais vídeos aparecem no topo dos resultados de pesquisa do TikTok? Isso é o SEO do TikTok – e agora que cada vez mais usuários estão utilizando o TikTok como um mecanismo de busca, otimizar seus vídeos para os resultados de pesquisa é mais importante do que nunca.

Em termos simples, o SEO do TikTok (Otimização para Mecanismos de Busca) é a prática de aprimorar o conteúdo para que seja facilmente encontrado pelos usuários do TikTok ao utilizarem a função de pesquisa na plataforma. Assim como o SEO tradicional, o SEO do TikTok envolve o uso de palavras-chave relevantes e de alto volume que os usuários provavelmente pesquisarão. A diferença entre o SEO do TikTok e o SEO tradicional, no entanto, é que o SEO do TikTok é um conceito relativamente novo que está surgindo como uma maneira de marcas e criadores tirarem proveito dos comportamentos exclusivos do público da plataforma. À medida que o SEO do TikTok continua a evoluir e se tornar uma consideração essencial em qualquer estratégia de marketing do TikTok, destacamos dicas fundamentais que ajudarão você a otimizar melhor seu conteúdo para se posicionar nos resultados de pesquisa do TikTok.

Por que o SEO do TikTok é importante?

O TikTok se autodenomina uma plataforma de entretenimento e não um mecanismo de busca, mas isso não impede os consumidores de usá-lo como tal. De acordo com dados internos do Google, quase 40% dos usuários da Geração Z preferem usar o TikTok e o Instagram em vez do Google. Na verdade, o próprio vice-presidente sênior do Google, Prabhakar Raghavan, afirmou que “novos usuários da internet não têm as expectativas e a mentalidade que [o Google] se acostumou”. O Google confirmou que o TikTok está impactando seu negócio de buscas, principalmente entre o público mais jovem que valoriza autenticidade e conteúdo validado pela comunidade.

A principal motivação por trás da entrada do TikTok na área de buscas é a capacidade do TikTok de fornecer aos usuários conteúdo valioso e envolvente que é validado socialmente por uma comunidade de indivíduos e criadores com interesses semelhantes. Como uma plataforma movida principalmente pela autenticidade, o TikTok opera de maneira parecida ao boca a boca (exceto em escala global), o que significa que aumenta a conversão para pessoas que confiam no boca a boca acima de todas as outras formas de publicidade.

Seja para encontrar avaliações de clientes sobre a base da Virgínia ou os melhores lugares para viajar, os usuários estão recorrendo ao TikTok em busca de informações baseadas em experiências reais, em vez de anúncios pagos ou grandes patrocínios corporativos.

Como resultado da entrada do TikTok no espaço dos mecanismos de busca e da cultura inerente de autenticidade da plataforma, cada vez mais marcas estão utilizando o TikTok como uma forma de se conectar com o público de maneira mais direta e sincera. É exatamente aqui que o SEO do TikTok entra em ação: marcas e criadores de conteúdo precisam entender o SEO do TikTok para que seu conteúdo seja visto pelo público certo durante o processo de busca.

Ao dar um passo atrás para observar a mudança no cenário das buscas, o SEO do TikTok é resultado direto da grande mudança nos hábitos de pesquisa dos usuários. A posição dominante do Google nas buscas foi desafiada no início de 2022 (como previmos já em março de 2022) devido a diversos fatores.

A ascensão da Geração Z

Não é surpresa que todas as marcas estejam tentando desvendar como atrair e reter consumidores da Geração Z. E com razão — a Geração Z é a mais diversa até agora e possui um poder de gasto coletivo de mais de US$ 140 bilhões. Dito isso, ainda não se sabe se as marcas conseguirão acompanhar as preferências em constante evolução dessa geração mais jovem.

Em primeiro lugar, são os usuários da Geração Z que optaram abertamente por pesquisar nas redes sociais em vez do Google. Como uma geração que busca autenticidade e comunidade, a Geração Z dá mais ênfase e confiança na validação da comunidade para as respostas que procuram — e uma experiência visual mais agradável que aprimora o processo de busca.

Consumidores mais experientes que reconhecem promoções quando as veem

Complementando o ponto acima, até o momento, a Geração Z é conhecida por ser a geração mais instruída — mas com isso dito, a base de usuários nas redes sociais está se tornando mais esperta em reconhecer resultados excessivamente promocionais e manipulados para suas consultas e perguntas.

No Google, anúncios nativos permitem que marcas que podem pagar por uma posição mais alta no SERP apareçam acima das respostas reais às perguntas do público. Por outro lado, marcas e especialistas que sabem como “trabalhar” o algoritmo do Google através das melhores práticas de SEO sabem como obter posições mais altas para classificações orgânicas.

Para um público que exige conteúdo autêntico, útil e validado pela comunidade em resposta às suas perguntas, é natural buscar plataformas que priorizem respostas geradas e aprovadas pelos usuários.

A necessidade de uma experiência visual melhor e mais enriquecedora

A busca social — e especificamente o TikTok — atende à necessidade de uma experiência visual mais enriquecedora que os usuários buscam ao fazer uma pergunta. O vídeo de curta duração, com sua sensação autêntica gerada pelo usuário, não apenas proporciona uma experiência visualmente mais atraente para quem pesquisa, mas também oferece conteúdo “snackable” ( ou seja, conteúdo sucinto e fácil de digerir) e que é preferível a blogs de longa duração ou páginas da web que demoram mais para serem consumidas.

Sem dúvida, o surgimento do SEO do TikTok é um resultado natural das mudanças descritas acima — é essencial para capturar a intenção do usuário onde estão fazendo suas perguntas hoje. Sem mais delongas, vamos mergulhar nas táticas exatas a seguir para aumentar a descoberta do seu conteúdo.

Como otimizar seus vídeos para o SEO do TikTok Aqui está uma fórmula simples de 5 etapas para otimizar seu conteúdo em vídeo para o SEO do TikTok:

Vamos analisar cada etapa com um exemplo.

Considere este vídeo no nosso TikTok da NoGood, por exemplo. Este é um vídeo sobre “3 marcas que estão se destacando no TikTok”. Ele tem 27.200 visualizações e aparece como o primeiro resultado quando você pesquisa “marcas no TikTok” na barra de pesquisa. Como conseguimos isso? SEO do TikTok.

Passo 1: Entenda seu público e sua intenção de busca

Antes de criar seu conteúdo, pergunte a si mesmo para quem você está tentando se comunicar e o que esse público pode estar procurando no TikTok. Você é uma marca de produtos para cabelo que deseja atrair consumidores em busca dos melhores shampoos para seu tipo de cabelo? Ou você é uma nova empresa de SaaS direcionada a pequenos empresários que desejam ferramentas para ajudar a aumentar sua produtividade no trabalho? Entender seu público e como sua marca se encaixa na vida deles é o primeiro passo para compreender a intenção de busca do público ideal. A intenção de busca reflete as informações que o usuário procura durante o processo de busca, o que informa o tipo de conteúdo que ele consideraria relevante.

Ao fazer sua pesquisa, use o aplicativo TikTok a seu favor – observe que, ao pesquisar um termo específico em mente, o TikTok fornece combinações de palavras-chave relacionadas que os usuários também estão interessados ou procurando ativamente. Anote isso para si mesmo ao desenvolver uma estratégia de conteúdo para o TikTok enquanto se prepara para passar para a Etapa 2.

Passo 2: Selecione as palavras-chave certas para o seu vídeo

Entender seu público-alvo e sua intenção de busca auxilia no próximo passo do processo: selecionar as palavras-chave certas para usar no seu vídeo. Há 3 componentes principais a serem considerados ao selecionar palavras-chave para SEO:

tiktok do seo

Volume de pesquisa = quantas pessoas estão pesquisando sua palavra-chave

Relevância = quão relevante é seu conteúdo para a palavra-chave pesquisada

Dificuldade da palavra-chave = quão difícil é para o seu conteúdo ranquear para essa palavra-chave (maior dificuldade da palavra-chave significa que é um tópico mais competitivo para ranquear)

Como regra geral, você deve selecionar uma palavra-chave com:

Alto volume de pesquisa = é uma palavra-chave que as pessoas realmente pesquisam

Alta relevância = esta palavra-chave está diretamente relacionada ao seu conteúdo

Baixa dificuldade da palavra-chave = esta palavra-chave não está já saturada com conteúdo relevante Dito isso, não existe uma fórmula infalível e única para selecionar a palavra-chave certa. Há casos em que essas três prioridades de volume, relevância e dificuldade podem se contradizer. Visar um alto volume de pesquisa pode resultar em alta dificuldade da palavra-chave, já que outras marcas e criadores provavelmente já criaram uma abundância de conteúdo para responder a esse tópico. Da mesma forma, a baixa dificuldade da palavra-chave pode coincidir com baixa relevância; só porque uma palavra-chave é fácil de ranquear não significa que ela seja necessariamente relevante para o seu conteúdo.

A única resposta certa para a pergunta sobre qual é a melhor estratégia de SEO do TikTok é: “depende”. Aqui estão alguns modelos de estratégia diferentes para circunstâncias específicas, dependendo do estágio de crescimento da marca e do objetivo da otimização:

Para alcançar uma comunidade de nicho como uma marca menor, você vai querer escolher uma palavra-chave com:

  • Baixo-médio volume de pesquisa
  • Alta relevância
  • Baixa dificuldade da palavra-chave

Para criar conteúdo com base em uma lacuna no conteúdo existente em termos de relevância ou qualidade, você vai querer escolher uma palavra-chave com:

  • Alto volume de pesquisa
  • Alta relevância
  • Baixa dificuldade da palavra-chave

Para gerar exposição e conscientização para o público no topo do funil, você vai querer escolher uma palavra-chave com:

  • Alto volume de pesquisa
  • Média relevância
  • Baixa dificuldade da palavra-chave

A chave (trocadilho intencional) para escolher a palavra-chave certa é equilibrar os três aspectos de volume, relevância e dificuldade, ao mesmo tempo em que se leva em consideração o objetivo final da sua otimização. Evite priorizar excessivamente um aspecto em detrimento dos outros e certifique-se de que a palavra-chave selecionada sempre se relacione com a intenção de busca do seu público.

Passo 3: Inclua as palavras-chave no seu vídeo

Existem 5 maneiras de incluir palavras-chave nos seus vídeos do TikTok:

  • Texto no vídeo
  • Fala
  • Legendas
  • Hashtags
  • Legendas automáticas

E se possível, todas essas opções devem ser usadas.

O seu vídeo precisa ter a palavra chave :

  • Mostrada no texto do vídeo
  • Dita em voz alta no vídeo
  • Mencionada na legenda
  • Incluída como hashtag
  • Incluída nas legendas automáticas

Maximizar as diferentes maneiras em que sua palavra-chave aparece no vídeo garante que você esteja otimizando seu conteúdo para aparecer no topo da página de resultados de pesquisa para essa palavra-chave. Quanto mais vezes você mencionar sua palavra-chave (dentro do razoável), mais provável será que a plataforma registre seu vídeo como um conteúdo relevante relacionado à sua palavra-chave.

Uma coisa importante a ser observada aqui é que você quer ter certeza de que está mencionando sua palavra-chave nos primeiros 3 segundos do vídeo e que ela aparece no slide de capa. Fazer isso não apenas permite que o TikTok saiba qual é o tema do seu vídeo, mas também permite que seu vídeo seja facilmente reconhecido por pesquisadores de alta intenção que procuram informações para responder às suas consultas de pesquisa.

Passo 4: Determine sua estratégia de hashtags

Quando se trata de criar uma estratégia de hashtags para o SEO do TikTok, não é apenas “quanto mais, melhor”. Uma boa estratégia de hashtags visa tanto a amplitude quanto a profundidade, incorporando uma combinação de palavras-chave de cauda longa e de alto volume.

Palavras-chave de cauda longa são palavras-chave mais específicas e de alta intenção que os usuários tendem a usar em uma etapa posterior do processo de pesquisa. Esses pesquisadores não estão apenas navegando casualmente e estão digitando palavras-chave com uma ação específica em mente, seja para fazer uma compra, visitar um local ou responder a uma pergunta.

Por outro lado, palavras-chave de alto volume geralmente são palavras-chave mais curtas e gerais que uma grande população de usuários está pesquisando. A classificação de palavras-chave de alto volume tem o benefício de expor seu conteúdo a um grande público, no entanto, a intenção de pesquisa será menor e as taxas de conversão provavelmente não serão tão fortes quanto as das palavras-chave de cauda longa.

Você precisa inserir, além da hashtag de palavra-chave principal, use uma combinação de palavras-chave de cauda longa e palavras-chave de alto volume para segmentar pesquisadores por relevância e volume.

Palavras-chave com menor contagem de visualizações, atingem públicos de nicho com a intenção específica de ver conteúdo da palavra chave específica, enquanto palavras-chave de alto volume visam uma base de público amplo para fins de alcance e exposição.

Além disso, indexar também é uma boa maneira de utilizar suas hashtags e aumentar a descoberta para certas séries de conteúdo. Por exemplo, se você planeja criar uma série de várias partes sobre dicas para criadores de conteúdo, você pode usar a hashtag #[nome da conta]dicasdecriaçãodeconteúdo para agrupar vários vídeos que discutem um único tópico.

Passo 5: Use vídeos anteriores como aprendizado para refinar sua estratégia de SEO

O último passo não está necessariamente ligado a nenhum vídeo específico, mas é mais uma dica geral para sempre usar vídeos anteriores como uma ferramenta de aprendizado para refinar sua estratégia de TikTok SEO para futuros vídeos. Isso pode vir na forma de reutilizar hashtags em vídeos bem-sucedidos, criar partes 2 de um determinado tópico que ressoou com seu público-alvo, ou até mesmo olhar os comentários de vídeos anteriores para entender melhor o que seu público está procurando. Outra oportunidade para aprender mais é testar A/B com hashtags semelhantes ou conjuntos de hashtags para determinar quais estão realmente levando tráfego ao seu conteúdo.

Cada público-alvo e cada marca são diferentes, e embora seja ótimo seguir uma fórmula testada e comprovada para o sucesso, as aprendizagens mais profundas e insights mais específicos sempre virão dos dados históricos de sua própria conta, então é importante aproveitar essas aprendizagens sempre que possível.

O futuro do TikTok SEO

Apesar de ser novo, o futuro do TikTok SEO é promissor. A hashtag “TikTok SEO” no TikTok já tem mais de 26 milhões de visualizações, à medida que criadores e gerentes de mídia social de marcas começam a perceber a importância de otimizar seu conteúdo para pesquisa. De acordo com um relatório da Cloudflare, o TikTok encerrou o reinado de 15 anos do Google como o domínio da web mais visitado do mundo em 2021. Se a ascensão do TikTok ao topo indica uma coisa, é que a maneira como os usuários pesquisam e consomem informações mudou fundamentalmente. Os consumidores não estão mais procurando informações das maiores ou mais estabelecidas fontes; eles estão procurando informações visualmente atraentes, socialmente validadas e autenticamente confiáveis – e com o TikTok SEO, as marcas certamente podem aproveitar essa mudança.

Se você está apenas começando a levar sua marca para o TikTok ou deseja levar o TikTok SEO de sua marca ao próximo nível, estou aqui para garantir que seu vídeo seja classificado no topo. Pronto para crescer a conta da sua marca no TikTok? Vamos conversar.

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