como começar um negocio digital

5 lições cruciais sobre como começar um negócio digital (Ainda em 2021)

Em alguns anos no mercado, desde 2013 trabalho com tecnologia e sou formado em um curso chamado gestão da informação. Pude acompanhar começos e fins de negócios digitais, e existem diversas formas sobre como começar um negócio digital, porém notei algumas coisas mais comuns em negócios de sucesso.

Muitas pessoas vão falar sobre começar um negócio digital, e muitos vão dizer que é sonhar acordado ou até mesmo que é impossível. Algumas outras dirão a você como é difícil e outras que você precisa batalhar e investir seu tempo. 

Haverá uma quantidade ridiculamente pequena de pessoas que realmente verá seus sonhos ganharem vida.

Isso porque construir seu próprio negócio não é conveniente.

Você vai errar, vai desistir, vai voltar e será incompreendido e frustrado ao longo do caminho. Enquanto seus colegas estão com seus projetos, suas profissões (que não deixa de ser uma escolha também e não tem problema), estão ocupados comprando bons carros e saindo de férias incríveis, e você, vai economizar cada centavo para fazer anúncios e pagar as contas das plataformas e ficará acordado até tarde para responder a e-mails. 

Haverá momentos em que você vai se sentir sozinho, isolado e talvez até um pouco tolo, e nesse momento estará perto de desistir novamente e se afastar de tudo. Quando você tiver esses momentos, lembre-se desta frase, que eu costumava manter no quadro do meu quarto e que todas as manhãs eu acabo lendo:

 

“Todo Fracasso traz consigo a semente de um sucesso equivalente.”

 

Napoleon Hill – Livro “Quem Pensa Enriquece”, pag.41

 

Passando pelo momento sacode que eu não podia deixar de contar, gostaria de apresentar 5 lições sobre como começar um negócio digital, não são as únicas, talvez não seja indicado para todo mundo, mas é algo que eu percebi e percebo em negócios digitais de sucesso e de negócios em crescimento, vamos la?

5 lições para começar um negócio digital

 

  1. Seja necessário

Existem dois tipos de produtos de maneira mais geral possível: 1) ideias pepsi (todo produto que desperta o sentimento de pode ser / seria bom se do comprador) e 2) ideias água com gás (todo produto que torna as coisas necessárias melhores para o comprador) (ps: usei água com gás pq eu amo, se você não gosta só interprete o que está no parênteses).

Ainda não entendeu o que é ser necessário? Ou não sabe se seu produto é uma ideia pepsi ou uma ideia água com gás?

Faça o exercício de pensar se seu produto, copy, anúncios e qualquer comunicação estão voltados à validação da sua ideia como algo que torna coisas necessárias melhores:

Minha ideia ajuda alguém fazer algo necessário com mais facilidade?

Sua ideia torna o trabalho, a responsabilidade ou a tarefa de alguém menos incômodos?

A ideia vai economizar tempo? Dinheiro?

As pessoas farão algo com mais eficiência?

Seu produto vai virar o jogo para quem comprar?

Seu produto gera uma transformação no comportamento, na forma de agir ou pensar do comprador?

Se você não conseguir responder sim para pelo menos 3 perguntas, pode ser que seu produto, ou quem sabe sua comunicação estão direcionados e fadados a serem um produto pode ser. Tome cuidado, repense sua comunicação ou produto.

 

  1. Seja consistente

Sua formação, experiência e educação devem estar alinhadas com o negócio que você está criando. Sua empresa deve fazer parte de você, mas isso não é motivo para você trabalhar 24 horas por dia (vá no seu tempo e nas condições que você tem). Acima de tudo, tenha consistência e constância no que faz.

 

  1. Tenha paciência

Seus resultados não vão surgir do dia para noite, é esse é um grande desmotivador de muitos empreendedores que estão começando um negócio digital. A grande dica aqui é ter paciência, e principalmente, ser consistente no que faz.

Seus resultados não virão da noite pro dia, suas tentativas terão muitos fracassos, mas faça dos seus acertos o grande diferencial que vai elevar seu negócio para um próximo nível.

 

  1. Esteja Decidido

Para ter sucesso, você deve estar decidido. 

Se você está se lançando para abrir seu próprio negócio, deve ser capaz de responder a uma pergunta sem a menor hesitação: você está preparado para lutar? Você estará disposto a seguir o plano mesmo que pareça que ele está falhando? Você está disposto a fazer os sacrifícios hoje que podem acontecer em 5 ou 10 anos?

Construir um negócio de sucesso a partir do zero requer a determinação de Leônidas e a paciência de Madre Teresa.

 

  1. Ideias são de graça, execução não é

É inacreditável como a empolgação de uma ideia pode turvar nossos sentidos de julgamento . Isso aconteceu comigo. E aconteceu com meu amigo acima, que, apesar de minha cautela, mergulhou primeiro na parte rasa da piscina e rapidamente percebeu que não havia água.

Não importa o quão boa seja a ideia, os números devem somar se você quiser ter sucesso. Trabalhe com seus custos indiretos e esquemas. Considere seu salário e os custos de sua produção. Saiba antecipadamente quantas vendas você precisará fazer (e manter) de forma consistente para ter lucro. Afinal, você está começando um negócio, não um hobby.

O velho ditado é verdadeiro: você deve fazer as contas.

 

Comente o que achou do conteúdo! Deixe suas considerações e contribuições, vou adorar ler. Compartilhe esse artigo com algum amigo ou amiga que esteja iniciando no digital.

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