Como criar um canal no youtube

Muitas pessoas já se deram conta que, uma das melhores, mais rápidas e mais fáceis formas de se conectar com as pessoas de forma eficiente e até mesmo conquistar reconhecimento, credibilidade, público, clientes e é claro, vendas, é através de vídeos na internet.

E não precisamos deixar você surpreso ao falar que a maior plataforma de vídeo para se fazer isso é o Youtube.

Vale a pena investir numa ideia nova de canal no youtube?

Antes de responder essa pergunta, precisamos responder outras perguntas. 

Tem espaço pra todo mundo no youtube? E pra sua surpresa a resposta é: Não!

Mas não desanime, irei te explicar melhor.

Tem muito conteúdo surgindo todos os dias no Youtube, com qualidade de vídeo e com conteúdo sensacional e por isso, não tem mais o espaço que tinha antes.

Nessa linha de raciocínio não é todo mundo que vai criar um canal que vai fazer sucesso.

Porém, lá vai uma notícia boa: no youtube ainda tem espaço para bons projetos.

Note que usamos a palavra “projeto” porque existe uma diferença na hora de criar um canal. Muitas pessoas criam um canal por hobbies, mas se você vai fazer um canal por hobbies, o que você também pode fazer, pode ser mais difícil crescer.

Isso porque para quem quer crescer no youtube hoje é preciso abraçar essa ideia como um projeto. Fazendo isso, você vai trabalhar duro para fazer crescer e a ideia do seu canal e fazer com que se torne um conteúdo que gere valor para as pessoas.

Outra coisa que você precisa se perguntar é se dá para ganhar dinheiro no youtube.

Afinal, se você vai criar um canal pra ser uma fonte de renda extra ou principal, você precisa saber se você vai ter um retorno financeiro com isso.

E antes de você criar um canal você precisa estar ciente dessas funcionalidades para que você não perca nenhum tipo de monetização com os seus vídeos.

Como monetizar os vídeos do youtube?

Existem duas formas de você fazer isso. Uma delas é o Adsense, que é a forma mais conhecida de ganhar dinheiro no youtube, porém tem um problema, essa forma de ganhar dinheiro requer um pouco mais de tempo.

Isso porque você precisa de um público grande o suficiente para começar realmente a ganhar um dinheiro que vai ter de dar uma estabilidade financeira.

Por isso, uma forma mais rápida de conseguir monetizar os seus vídeos, é criando um produto virtual, um e-book, um curso online, alguma coisa nesse sentido, ou até mesmo uma loja virtual ou um serviço que interessa o público que assisti o seu canal, para criar formas de monetizar a sua ideia.

Isso vai fazer com que você consiga ganhar dinheiro com youtube muito antes de você propriamente começar a ganhar dinheiro com o adsense.

E qual o segredo de fazer um canal crescer?

Comece encontrando o tema do seu canal, seu nicho. Sobre o que você vai falar?

Tente encontrar um assunto que não tem tantas pessoas já abordando. Isso porque se você está criando um canal novo no youtube, você não vai querer fazer o que todo mundo já está fazendo, senão poucas pessoas irão te procurar.

Tente fugir da mesmice, tente pensar em algo que de destaque ao seu canal.

Mesmo que você queira falar sobre um assunto que tenham vários canais que falem, aborde de uma forma diferente, crie um formato de vídeo que não está sendo trabalhado ainda.

Tendo o assunto do seu canal e definindo qual vai ser a abordagem dos vídeos, ou seja, qual vai ser o formato dos vídeos que você irá postar, você precisa pensar se esse tipo de conteúdo tem um público interessado por ele.

Por que não adianta você ter a melhor ideia do mundo mas não ter muitas pessoas em potencial para se interessar pelo seu canal.

Com tudo isso em mente e bem resolvidos, podemos responder aquela pergunta inicial. Vale a pena criar um canal no youtube?

Diante desses requisitos, SIM.

Então vamos lá, como você vai fazer isso?

Passo a passo de como criar um canal no youtube

Criar um canal no youtube e faze-lo crescer é algo que exige muita paciência e disciplina.

  1. Seu primeiro passo será digitar no seu buscador do Google o endereço WWW.YOUTUBE.COM.
  1. Logo em seguida você irá clicar em “fazer login”, no canto direito superior. Você será direcionado a uma página onde irá se cadastrar e inserir um e-mail e telefone. Caso prefira um e-mail, mas ainda não tenha, é criar um clicando em “criar conta”.
  1. Em seguida você irá clicar em “próximo” e digitar a senha do seu e-mail.
  1. Clique em “próximo”.
  1. O Google irá te apresentar uma mensagem de proteção da conta, pode ser que você não receba essa mensagem, mas caso receber é só clicar em “concluído” e prosseguir.
  1. No canto direito superior, haverá um circulo com um boneco, ou já haverá uma foto de perfil, isso dependerá se o e-mail acabou de ser criado e você ainda não colocou uma foto, ou se você já tinha um e já tinha inserido uma foto.
  1. Nesta parte você vai clicar, e ir em “meu canal”.
  1. O youtube vai te redirecionar para uma página onde você vai confirmar algumas informações como nome e sobrenome, e verificando isso você irá prosseguir e criar um canal.

Fazendo isso, você já terá criado o seu canal do youtube.

O seu próximo passo será personalizar o seu canal no youtube.

Você fará isso, colocando sua foto de perfil, que pode ser a logo da sua empresa, ou mesmo a sua foto de perfil, uma foto sua.

Você também irá criar a arte do seu canal, que é o banner onde contem as primeiras informações que as pessoas que visitarem o seu canal vão ter acesso, como o nome das pessoas que aparecem no seu canal, a frequência dos seus vídeo, e se preferir, as suas redes sociais.

Agora é só começar a produzir conteúdo para os seus inscritos, e trabalhar duro para fazê-lo crescer.

Configurações básicas do seu canal

Criado e personalizado o seu canal, você deverá clicar num ícone de engrenagem. Ele fica localizado no lado direito logo abaixo da sua arte do canal.

Quando a janela for aberta, você irá alterar algumas configurações. Nos itens de privacidade, é aconselhável que você deixe todas as opções marcadas.

Na segunda opção, haverá a opção de personalizar o layout do canal. Essa é uma configuração mais específica que o Youtube te disponibiliza.

Ela por sua vez não estará ativa, e você passará a ativar, assim você poderá personalizar a interface inicial do seu canal.

Logo após é só clicar em “salvar”.

Na aba “Sobre”, você irá inserir uma descrição para o canal.

Pra fazer isso basta clicar em “Descrição do canal” e inserir o seu texto. 

Depois basta clicar no botão “Concluído” para estar salvando essa nova alteração.

Se você quiser adicionar um e-mail para consultas empresárias, basta clicar em “e-mail”, e inserir o seu endereço de contato.

Por @eliveltonpontes_

Me mande uma mensagem no instagram: @eliveltonpontes_ Sou do time Growth e Marketing da HeroSpark, gestor da informação por formação. Sempre buscando absorver para evoluir. Palestrante, Professor e mentor de temas relacionados ao Growth Hacking e Marketing Digital.

View all of @eliveltonpontes_'s posts.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *