o que é funil de vendas

7 perguntas e respostas sobre o que é funil de vendas

Olá a todos, eu sou Elivelton, growth hacker aqui na HeroSpark, sou responsável hoje em garantir que a operação seja estável na geração e qualificação dos potenciais clientes, atuo também dando pitacos de melhorias e alterações nos nossos produtos.

Além disso, no dia a dia da empresa eu analiso casos de sucesso, aplicação dos nossos produtos em diferentes modelos de negócios, portanto estou no dia a dia de grandes lançamentos, vejo de perto a evolução de diferentes produtos digitais desde o 0 até milhares de reais.

Dada a minha apresentação, gostaria de oferecer logo no início um bônus para todos. Sabemos que a jornada do empreendedor não é fácil e para isso estamos criando diversos conteúdos para diminuir os problemas e riscos que atrapalham nessa jornada.

Recentemente lançamos diversos formatos de materiais, desde podcasts até conteúdo tira dúvida ao vivo. Você pode encontrar nossos podcasts no spotify, basta procurar por HeroSpark e ouvir nosso conteúdo, que logo adianto, está muito foda.

O Bônus que comentei com vocês é o seguinte,para quem está lendo este artigo, será liberado a entrada nas nossas comunidades que são exclusivas para empreendedores, que inicialmente era só para nossos clientes, o melhor você vai entrar em uma comunidade de conteúdo de alto valor com pessoas que estão na mesma fase que você.

Além disso, vou liberar para você acesso a 4 funis de vendas essenciais utilizados por quem tem resultado de verdade.

E mais, para você que está vendo esse artigo e vai ir até o final, eu tenho um bônus mais incrível ainda, te juro que não vou vender nada ao final, será um bônus exclusivo que foi difícil conseguir com meu CEO, mas ele liberou.

Leia até o final que você vai saber o que é, logo adianto que é um bônus que vai fazer você economizar uma grana.

Mas vamos ao conteúdo, afinal o tema de hoje é PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNIS DE VENDAS

A dinâmica desse vídeo é responder as principais dúvidas que surgem quando o assunto é funil de vendas, além disso vou te contar alguns hacks para acelerar e melhorar seu funil.

1. O que é um funil de vendas?

Acredito que muitos que estão lendo esse conhece a estrutura de um funil de vendas não é mesmo? Se você não conhece, não tem problema nosso assunto de hoje será sobre isso.

Antes de mais nada, para nivelar o conhecimento de todos, o funil de vendas ele é a reprodução do caminho natural que o usuário percorre até efetuar a compra de um produto ou serviço.

Vamos ao exemplo, quando você vai ao shopping comprar uma calça, você passa entre as lojas, algumas você entra, em outras você entra experimenta, porém dificilmente (e quem gosta de fazer compras vai me entender) você compra na primeira loja que você entra. Existe um caminho que você percorre até realizar a compra, e se você parar para analisar todas as pessoas que entram no shopping atrás de comprar uma calça, esse caminho se assemelha a um funil.

2 . O que faz um funil de venda?

O funil de vendas visa converter os usuários de um site ( o qual chamamos de visitante) em potenciais compradores. Porém, é necessário que o visitante percorra todas as etapas, de entrar no seu site, conhecer sua marca, entender seu produto,adicionar no carrinho, e de fato comprar. E quem domina todas essas etapas domina o mercado.

Certo, agora é chegado o momento de pensarmos nas etapas do funil de vendas.

3. Quais são as etapas do funil de vendas?

O funil de vendas tradicionalmente tem 4 etapas:

Visitante
Lead
Oportunidade
Venda
Os visitantes são as pessoas que chegam até seu site ou landing page através dos mais diversos canais de aquisição.

Os leads por sua vez são as pessoas que passaram da fase de visitante e de alguma forma deixou uma informação para você, seja cadastro na sua landing page,seja uma conversa iniciada em um chat.

Oportunidades são os leads que além de se escreverem no seu site, “levantaram a mão” para você, ou seja, o lead te deu informação e deu um sinal que pode vir a ser seu comprador, exemplificando, seria quando o cara coloca produto no carrinho.

Enfim, vendas é quando a oportunidade de fato consumou a compra.

4. Quais os cuidados para ter um funil de vendas otimizado?

Nesse ponto vamos pensar em etapas:

  • Estabelecer sua identidade – Para conseguir vender algo para um potencial cliente é necessário que esse visitante conheça sua marca. As mídias sociais, ajudam muito nesse papel, de mostrar sua presença, sua marca na rede. Seria como se fosse a sua loja física. As estratégias para acelerar esse processo é fazer anúncios no Facebook e Youtube, para aparecer para seus potenciais clientes, apresentando ofertas tentadoras e atraentes para seu público. É um excelente gerador de visitantes (ou como gosto de falar, gasolina para a máquina de leads);
  • Desenvolver o interesse – Como disse antes, você precisa chamar atenção do seu potencial cliente, e para atrair a atenção é importante que você seja interessante. Pode ser através de uma oferta ou um anúncio chamativo, o que você apresentar deve despertar o interesse instantaneamente do usuário. Uma outra estratégia eficiente é você usar storytelling nos seus textos e anúncios.

O mais importante, sempre ofereça algo que vai gerar algum valor para sua audiência e atacar as dores do mesmo.

  • Fazer o cliente escolher você – Sempre ofereça algo de valor e mais do que você promete, seja Overdelivery. Conteúdo de bônus, Forneça depoimento e avaliação, invista em mídias pagas principalmente em remarketing.
  • Escalar a montanha – Pense que tudo isso é como escalar uma montanha, você precisa se preparar, precisa ser resiliente, ser consistente e ter sempre um plano B ou até mesmo um plano C para chegar no objetivo final, que é o topo da montanha. IMPORTANTE: Rastreie e mapeie os dados, implemente os pixels, sequência de emails, use ctas.

5. Por que ter um funil de vendas no seu negócio?

O ciclo de compra não é instantâneo, dificilmente você venderá algo para alguém em um primeiro momento, quem trabalha com anúncios sabe disso, o custo de aquisição vai nas alturas.

Por isso empresas e empreendedores que faturam 6 ou 7 dígitos por lançamentos, têm seus próprios funis de anúncios preparados para cada etapa que o usuário está (poder de trabalhar o funil de remarketing).

Com certeza afirmo que quase todos (ou até todos) seus concorrentes usam modelos de vendas tradicionais, com operações de vendas únicas. Por mais que eles geram vendas ao acessar sua página de destino, esse é o fim da história,esse cliente nunca mais tem contato com a empresa e a empresa nunca mais fala com ele.

Com os funis de vendas otimizado, a primeira compra é apenas o começo. Os clientes que retornam gastam até três vezes mais do que compradores que realizam apenas uma única compra e respondem por 1/3 de toda a receita de compras online.

6. Quais ferramentas para criar funil de vendas?

Atualmente para criar um funil de vendas para negócio digital a empresa ou o empreendedor precisam de diversas ferramentas e profissionais, afinal você precisa de uma página com sua identidade, automatizada e otimizada para receber os visitantes, transformá los em leads, fazerem com que levantem a mão e comprem de você.

Você provavelmente vai precisar de um(a) programador(a), afinal a página não vai se construir sozinha. Dependendo dessa tecnologia você precisará contratar uma hospedagem para colocar seu site/landing page/hotsite no ar.

Além do custo do(a) programador(a), você terá também o custo do(a) designer, essa pessoa será responsável por criar as imagens e layout para seu site e isso é só o começo. Você precisará contratar uma pessoa para fazer o copy do seu site também, e copywriting não é tão barato assim.
Ok, são muitos profissionais, mas é só o começo pois você precisa dos softwares também, vai uma lista do que você precisa:

Ferramenta para interagir com o leads (ferramenta de chat, pop up);
Ferramenta para disparar emails e manter o funil de vendas;
Ferramenta para gerenciar leads e oportunidades (CRM de marketing);
Planilhas para controlar todas as ferramentas, senhas e etc.

Mas já pensou em uma ferramenta que tem todas essas ferramentas que eu citei em cima e ainda por cima não precisa de um programador ou qualquer profissional que citei acima para construir sua landing page? Apresento para você o SparkFunnels.

7. O que é o SparkFunnels ?

Sparkfunnels é uma ferramenta de criação de funis de marketing e vendas preparada pensando no empreendedor ou empresa que precisa acelerar o processo de criação de funis. Se você pensa em criar um funil de marketing ou até mesmo de venda, seja para distribuir conteúdo, seja para captar leads para webinars, a SparkFunnels. Segundo o próprio site é possível:

  • Criar Landing Pages que convertem de verdade utilizando o editor e diversos templates prontos;
  • Seu funil com Automação de e-mail integrado e com modelos de produtores que já lançaram;
  • Criar Transmissões de Webinars ao vivo para geração de leads ou vendas (diretamente no seu navegador);
  • Extrair métricas, acompanhe resultados e gerencie seus leads;
  • Ver Dashboard com os resultados do funil de vendas, indicando onde estão os gargalos e como melhorar cada estágio;
  • Gerenciar todos os leads.

E tudo isso está de GRAÇA, 0800 ou como queira chamar. Não tem pegadinhas nem nada, a pré inscrição está aberta para usuários usarem a ferramenta de forma gratuita por tempo indeterminado. Vai la e se inscreve.

5 Comments

  1. Christian says:

    É incrível como um funil de vendas eficiente faz toda a diferença em uma estratégia de marketing!

    1. elipontes says:

      Olá Christian, obrigado pelo comentário, sem dúvidas faz diferença principalmente nos resultados rs…

  2. Sistemas AC says:

    Dei uma lida nos seus artigos, ajudaram muito em
    algumas dúvidas.

    Abraço.

  3. Visitante Anônimo says:

    Obrigado pelo artigo, bem descrito, bem explicado,
    como o visitante espera.

    Abraço.

  4. Obrigado pelo conteúdo

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