o que oferecer como isca digital

O que oferecer como isca digital? [22 Ideias com Exemplos]

Em algum momento da sua jornada no empreendedorismo você vai se deparar com essa pergunta: O que oferecer como isca digital?. Acredite, é uma dúvida comum e toda pessoa empreendedora passa pela mesma.

O intuito deste texto, é te mostrar algumas alternativas de isca digital.

O que é uma isca digital? Essa eu expliquei no post de dicas de isca de alta conversão, confere lá. Mas em resumo, isca digital é um conteúdo que você oferece para seu público, geralmente a isca é algo gratuito, que gera valor para sua audiência.

 

O que oferecer como isca digital?

 

É muito importante definir uma isca digital para seu produto que faça sentido com a oferta paga que você quer validar.

Para preparar sua isca, pense em algum conteúdo que tenha relação direta com seu conteúdo pago.

Separe trechos importantes do seu produto que você possa oferecer gratuitamente, algo que prepare sua audiência para consumir seu produto. Você pode separar um tópico importante da sua oferta, gerando uma pequena vitória ou transformação com a entrega gratuita.

Pense em uma isca que faça sua audiência agir rapidamente, nada de isca que vai fazer a pessoa pensar muito.

Sempre pense na transformação que você deseja entregar antes de decidir sobre um formato. Um dos maiores erros das pessoas que empreendem é pensar primeiro no formato e acabar se limitando na entrega.

Depois de entender a transformação, pense nas seguintes perguntas:

Alguém pagaria por isso? (Se sim, você está no caminho, avance)

É fácil o suficiente para alguém economizar tempo ou dinheiro depois de usar?

Parece difícil? Vamos exercitar, afinal, com o tempo e exercício, isso ficará muito simples para você.

Um exemplo: Se meu curso é de Excel para empresários do ramo alimentício. Uma isca poderia ser uma planilha financeira de organização de fornecedores, ou poderia ser um ebook sobre como organizar os fornecedores. Não sou especialista de excel, muito menos sou do ramo alimentício, mas penso que essas iscas podem gerar uma transformação para quem não tem uma organização financeira do ramo, tem relação com o produto que eu possa vender e com certeza vai economiza tempo e talvez dinheiro de quem baixar, além disso, acredito que poderia ser algo pago.

 

22 ideias de formato de isca digital para seu funil

Depois de entender e descobrir a transformação que deseja entregar por meio da sua isca, é hora de considerar os formatos.

Aqui está uma lista gigante de formatos possíveis…

  1. Checklist – Lista de ações que a pessoa vai seguindo, podendo ser ordenado ou não. Geralmente usado para seguir um processo definido. ex: Checklist de organização pessoal
  2. Planilha de dicas – Planilha com links, dicas prontas para sua audiência consultar. Ex: Planilha com receitas prontas para intolerantes a lactose.
  3. Planejador – Aqui você pode colocar em um documento ou ferramenta de gestão de atividades como trello, um mapa do que precisa ser feito. Ex: Planejador de postagens nas redes sociais.
  4. Consultoria gratuita – Oferecer uma consultoria sua para um problema específico. Ex: Consultoria de area de vendas da sua empresa.
  5. Tutorial – Aqui você pode oferecer um vídeo, imagem ou texto com passo a passo de um processo. Ex: Modelo de postagem no instagram.
  6. Swipe files – Nada mais é do que arquivos prontos para utilizar, isso ajuda sua audiência a não começar do zero. Ex: Swipe Files – Imagens prontas para usar nas redes sociais.
  7. Script – Um documento para ser seguido apenas adaptando. Ex: Script de vendas de carro de luxo.
  8. Vídeo ou série – Vídeo de um treinamento sobre algum ponto específico, podendo ser mais de um. Ex: Aula gratuita passo a passo de para criar uma mandala.
  9. Kit – Coleção de recursos que você oferece. Ex: Kit de ferramentas de marketing para fotógrafos
  10. Curso por e-mail – Treinamento com pequenas lições e instruções enviadas por email. Ex: Curso por e-mail de receitas para natal.
  11. Planilha – Uma planilha que oferece alguma vantagem. Ex: Planilha de organização pessoal.
  12. Imprimível – Documento que você estimula a impressão para uso. Ex: Passo a passo para estudar para prova da OAB
  13. Coleção de inspiração – Documento com links e imagens para gerar inspiração na sua audiência. Ex: Coleção de ideias de looks para o verão para loja física.
  14. Calculadora – Ferramenta ou fórmula para orientar sua audiência e encontrar o que precisa. Ex: Calculadora de gastos do casamento.
  15. Guia – Um ebook que oferece uma transformação específica do inicio ao fim. Ex: Guia para escolher as melhores viagens solo.
  16. Webinar – Um vídeo de treinamento, podendo ser ao vivo ou gravado que geralmente dura cerca de 30-60 minutos. Ex: Webinar como escolher o melhor vestido de noiva.
  17. Gravação de áudio – Um arquivo que é possível baixar para ouvir. Ex: Áudio de meditação guiada para dormir.
  18. Questionário – Perguntas para responder e aprender mais sobre uma situação que gere um resultado. Ex: Como saber sua próxima profissão.
  19. Desafio – Um treinamento rápido que fará com que sua audiência faça alguma ação. ex: Desafio dieta detox 7 dias.
  20. Avaliação gratuita – Uma amostra gratuita do seu produto. Ex: Primeiras aulas do curso de meditação online.
  21. Estudo de caso – Mostrar alguém que alcançou algo que sua audiência gostaria de alcançar e como o fez. Ex: Estudo de caso do sucesso em vendas da loja X.
  22. Grupo gratuito – Entrada em um grupo ou comunidade, ou um nível gratuito de uma comunidade. Ex: Grupo no Whatsapp de estudos de moda.

 

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