o segredo para planejar vídeos de sucesso

O segredo para planejar vídeos de sucesso

Você já passou pela experiência de planejar um vídeo incrível, com um conteúdo maravilhoso, que passou horas para organizar e gravar, e quando você posta tem meia dúzia de visualizações?

Você gastou tanto tempo por um vídeo que nem valeu a pena postar?

Você já pode ter se pensado em como otimizar o seu tempo e fazer os vídeos de forma mais rápida e de qualidade?

O ponto é que apesar do seu conteúdo ser incrível, provavelmente você está executando-o da forma errada. Separei aqui 5 dicas fundamentais nesse artigo que eu chamo de: o segredo para planejar vídeos de sucesso.

As três primeiras dicas, serão basicamente para que você não tenha muitas preocupações na hora de gravar o vídeo e dessa forma demore muito para produzir. As duas últimas irão te auxiliar na otimização do tempo.

Mesmo que você seja um completo iniciante você pode fazer vídeos incríveis e de forma super rápida se você fizer do jeito certo.

Dica 1 – Trabalhe melhor a Retenção 🤯

Você precisa pensar no seu publico desde os primeiros segundos do seu vídeo. Então você vai reafirmar para as pessoas que clicaram para assistir o seu vídeo, que eles vão encontrar o que eles estão esperando, o famoso “gancho”.

Ou seja, você precisa confirmar de alguma forma que que o conteúdo que você vai entregar para sua audiência, tem tudo a ver com o título e com a capa que atraíram a atenção dela para clicar no seu vídeo.

Isso não gera frustração, porque certamente você quer que o visitante ou o inscrito fique até o final do seu vídeo, então ela precisa saber que você vai dar a ela o que ela estava buscando.

Quanto maior a retenção do seu vídeo, maior é a relevância que o Youtube dá para ele. Por isso você precisa reter a atenção do seu público nos primeiro momentos do seu vídeo.

Por mais que seu público tenha lido no título e na capa, quando você diz isso para eles, gera confiabilidade e expectativa muito grande.

Além disso, não esqueça de convidar sua audiência a curtir, comentar e compartilhar seu vídeo.

Dica 2 – Promova Engajamento 👍

Engajar o seu publico é outra forma de fazer o youtube dar relevância para os seus vídeos e para o seu canal. Um vídeo que não tem interação e engajamento está fadado ao fracasso. Para evitar isso você tem duas opções.

A primeira é fazendo a sua audiência se identificar com você, com a sua personalidade, autenticidade, e tendo isso, você pode dar a sua audiência o que ela deseja de uma maneira única, e que só você sabe como fazer.

Existe um velho ditado que diz, “sempre tem um sapato velho, para um pé cansado”. Então não tenha medo de não gostarem de você, vai haver muitas pessoas que vão se identificar com o seu jeito.

A segunda forma é fazer com que ao longo dos conteúdos, a sua audiência o reconheça como uma autoridade e interaja com você. Seja através de histórias, perguntas, desafios, pedidos. Essa é outra forma de manter a interação da sua audiência no seu vídeo.

Não precisa esperar até o final do vídeo para interagir com o seu público.

Dica 3 – Nunca esqueça do CTA 🥇

É nesse momento que você planta as suas possibilidades de relacionamento a longo prazo com a sua audiência, através de uma “Chamada para ação” ou CTA que é a abreviatura de Call to Action.

As pessoas precisam de comando, precisam se lembrar do que podem ou devem fazer no final do seu conteúdo.

Você pode fazer dois tipos de CTA. O de conversão que é quando você convida as pessoas para te visitar em outras redes e mídias sociais, baixar uma recompensa, conhecer uma ferramenta que você está promovendo ou qualquer outra maneira que faça a sua audiência se relacionar mais com você, e ampliar as possibilidade dela se transformar no seu potencial cliente ou é claro, no seu cliente.

Por que fazer isso? Porque a concorrência de informações na internet é imensa e se você só se relaciona com a sua audiência, uma ou duas vezes na semana, no youtube, ao invés de diariamente na sua rede social ou de forma privada em lista de e-mails,  a possibilidade dela esquecer de você e parar de te acompanhar aumenta muito.

Se você não tiver todas essas coisas de retenção e engajamento em mente, você terá preocupações desnecessárias ao gravar o vídeo, ou gravará de forma errada e isso fará com que a produção dos seus vídeos seja muito mais trabalhosa e duradoura.

Portanto, você precisa ter essas questões em mente, para que você consiga gravar os seus vídeos de forma mais tranquila e confiante sabendo que seu publico irá consumir o seu conteúdo assim que ele for postado. 

Depois que você estiver mais próximo do seu público, você vai poder promover os seus próprios vídeos para que ela assista sem depender do youtube avisar ou dar relevância para o seu vídeo para sua audiência assistir.

Isso vai além de otimizar o seu tempo, vai aumentar o seu número de visualizações.

O segundo CTA é justamente o de engajamento. Que é quando você pede comentários, like e compartilhamento, porque isso faz com que o youtube veja ainda mais relevância nos seus vídeos.

Uma dica é você ser a primeira pessoas a comentar no seu vídeo, podendo até mesmo deixar uma pergunta que provoque as pessoas a responder nos comentários. Ou até mesmo deixar um link para as pessoas se relacionarem com você fora do youtube e fixar esse comentário no topo dos comentários.

Dica 4 – Saiba escrever um roteiro 📑

Tendo todas essas questões de retenção e engajamento muito bem resolvidas, vai ficar muito mais fácil para você roteirizar o vídeo e dessa forma otimizar o seu tempo.

Nunca deixe de roteirizar, porque isso permite que você saiba o que vai falar e não fique perdido, fazendo com que sua audiência não veja credibilidade no que você está falando.

Além disso, ao roteirizar os seus vídeos você vai evitar que se confunda na hora de gravar, porque tudo vai estar bem organizado de forma cronológica.

Outro motivo que deixa claro a importância de roteirizar é porque ajuda a definir o tempo do seu vídeo. É claro, tem as edições que irão te ajudar nisso, mas você também precisa gravar até um certo limite de tempo para que não esteja acumulando muita informação.

Dica 5 – Tenha um bom editor de vídeos 🎥

Por falar em edição, ter um bom editor também vai te ajudar a conseguir produzir o seu conteúdo de forma mais rápida. De preferência um editor que seja fácil e prático de manusear, em especial se for você mesmo que edita.

Tendo um bom editor, pode deixar o vídeo mais interativo e atraente para o seu público.

Minha dica pessoal são as seguintes ferramentas:

  • Veed.io (site)
  • Inshot (android e IOS)
  • Adobe Premiere (software)

O que achou das dicas? Tem alguma opinião ou contribuição? Deixe seu comentário.

Não esquece de me seguir no instagram: @eliveltonpontes_

1 Comment

  1. Leon says:

    Opa, que legal essas dicas Elivelton. O roteiro é algo que sempre falam mas é difícil de colocar em prática. Depois que implementei, realmente facilitou muito meu processo de criação! No começo vai devagar, depois acelera muito o processo. Parabéns pelo texto e blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile