como precificar produto digital

Ideia para começar a precificar produto digital (Ebook, curso etc…)

Você provavelmente caiu no mundo dos infoprodutos, você percebeu que agora pode monetizar seu conhecimento, ou usar suas habilidades de vendas para vender como afiliado de algum produto.

Agora a sua dúvida está em saber…

Como precificar meu produto digital?

Existem diversas técnicas fundamentadas na ciência de descobrir melhoras formas de vender algum produto, e existem inúmeras fórmulas estatísticas para vender um produto, mas para conhecer provavelmente você precisará aprofundar um pouco seus conhecimentos científicos, ler alguns artigos acadêmicos e até livros.

Não estou dizendo que não são as melhores opções ou que é perda de tempo ou errado usar tais métodos, só que meu objetivo neste texto é falar de uma técnica que não deixa de ser baseada em ciência, pois usa dados e fatos (pessoas que já aplicaram a mesma técnica em áreas distintas e atingiram seus objetivos). Quero apresentar aqui algo que qualquer pessoa que empreende possa reproduzir ou pelo menos servir de insight para saber como cobrar pelo seu infoproduto.

Como precificar produto digital

Muitos negócios erram ao começar com produtos com valores além do que o seu público está disposto a pagar, e o contrário também acontece, o produtor sempre tem aquela preocupação de estar vendendo por um preço baixo.

Antes de pensar em precificar seu curso online você precisa entender, para validar e entender melhor enumerei em alguns passos, a ver:

  1. Atende as expectativas do seu cliente? – Entender se realmente existe demanda por parte do seu público para seu produto digital, não adianta saber como precificar um produto digital , se o seu público não precisa ou não está interessado?
  2. Seu produto é de valor? – Verificar se o produto digital que você está criando oferece algo de valor. Algo que vai gerar a transformação que sua oferta aborda.

Você atende aos dois passos (requisitos) acima?

Se NÃO, você vai criar um grupo no whatsapp ou telegram e levar seu público para la e tirar o máximo de feedback deles sobre o comportamento deles e vai criar um produto de valor, que vai gerar a transformação que ele precisa ser.

Se SIM, você está bem avançado, continua a leitura e confira a dica que eu tenho para precificar produto digital…

Esteira de produtos para precificar produto digital

Existe uma maneira de criar um portfólio de produtos, ou como é comumente conhecida, uma esteira de produtos com produtos que atendam toda a jornada que o cliente vai percorrer, ou seja, você ter produto de R$47, R$97 e até R$1497 ou mais.

Antes, saiba sobre esteira de produtos.

Esteira de produtos

Basicamente, uma esteira de produtos tem as seguintes categorias de produtos:

  • Front-End ou produtos de entrada, que são os produtos abaixo de 497 reais
  • Back-End ou produtos de lançamento, que são os produtos de 497 a 3997 reais
  • High-End ou produtos e serviços exclusivos, geralmente mentorias ou imersões com valor acima de 3997 reais.

A sacada aqui é você observar dentro da suas ideias de cursos e conhecimento, como você vai desenhar essa esteira de produtos, portfólio de produtos.

Agora, minha opinião para você (pessoal, feeling mesmo), tudo vai depender do seu momento principalmente para os passos anteriores aqui do artigo. Pense em produtos de R$47, R$97 , talvez um curso seu com menos conteúdo, e ai você vende a continuação do conhecimento como upgrade e avanço na sua esteira de produtos.

Nessa estratégia eu recomendo você também pensar em vender ebooks, geralmente ebooks a R$9 ou R$27 tem uma recepção boa e vende, além de que esse dinheiro vai servir para você gerar caixa para pagar o lead nos anúncios e não tirar do seu bolso.

(todas as informações são com valores que geralmente observo sendo praticado no mercado por lançamentos principalmente, e não é única a estratégias, existem infinitas mais.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *